Sandra Ty

arquiteta

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico consiste das seguintes fases:

- Visita ao local

Nesta visita é observada a topografia e o contorno do terreno, como é a rua e seu movimento, as construções vizinhas ao lote e a configuração da quadra.

- Estudo Preliminar

Nesta fase se define o partido, a idéia básica do projeto. É elaborado um desenho com a disposição do mobiliário (lay out) para o cliente ter noção do espaço estudado, quer seja uma residência, escritório, ou mesmo uma indústria.

Projeto Arquitetonico

- Projeto de Prefeitura – aprovação

Aprovado o estudo preliminar, partimos para a legalidade do mesmo junto a Prefeitura da cidade. Toda prefeitura tem um código de obras a ser seguido, e todo projeto precisa ser aprovado por ela para que se possa começar a obra propriamente dita.

Projeto Arquitetonico

Obs.: algumas obras comerciais, industriais e institucionais, precisam de aprovação em outros orgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Eletropaulo, CETESB, entre outros.

- Pré execução

Enquanto o projeto tem andamento na prefeitura, o que sempre é um processo demorado principalmente na cidade de São Paulo, o mesmo é ampliado para que alguns detalhes da construção sejam resolvidos e depois encaminhados para a execução de projetos complementares como: projeto estrutural, elétrico, hidráulico, ar condicionado, energia solar, e outros que sejam necessários.

- Projeto executivo / detalhamento

É a fase da compatibilização dos projetos complementares com o projeto arquitetônico.

Nesta fase são fornecidos todos os detalhes necessários a execução da obra.

- Projetos complementares:

1 – Topografia

Depois da visita ao terreno é necessária a contratação de um topógrafo, que fará a medição do terreno com equipamentos precisos, anotando todas as distâncias, ângulos, raios, curvas de nível e a indicação da face onde nasce o sol. Quando se tratar de uma reforma, será locado todo contorno da edificação existente.

2. – Sondagem

Faz-se necessária uma sondagem para analisar o solo e depois observar a melhor solução em termos técnicos e econômicos para a fundação da edificação. Tudo isso para se evitar problemas estruturais futuros.

3 - Projeto estrutural

Fazer um projeto estrutural significa buscar uma economia e solidez para a edificação. Cabe aqui salientar que o custo deste projeto, evitará gastos desnecessários no decorrer da obra e garantia de uma construção sólida.

4 - Projeto de Elétrica e hidráulica

É fornecida pelo arquiteto, uma planta de elétrica com os pontos de luz, tomadas, interfones, telefones, antenas, luz, sistema de segurança, mas será necessária a contratação de profissional para o dimensionamento das instalações, assim como para a parte hidráulica.

5 - Projeto Paisagístico.

Hoje em dia, o ambiente urbano está cada vez mais hostil com seu transito, sua poluição visual, sonora e do ar, que contribuem de modo significativo para o aumento do stress de todos nós.

O homem tem investido em uma melhor qualidade de vida através da criação de espaços mais agradáveis, e o paisagismo é parte deste processo.

Além de criar volumes com cores, odoros e sons, ele vem integrar o homem com a natureza, amenizando esse stress.

Por tudo isso, a implantação de vasos e a valorização de cada pedacinho de terra são importantes para o nosso bem estar.

arquiteta | Desenvolvido por BRL Criações

Consulte-nos: (11)9 9909-6171

(11)3637-7349

E-mail: sandra@sandra.arq.br